Um toque de cor: ideias incríveis de cores para cozinha em 2023 – DECORE CERTO.

Um toque de cor: ideias incríveis de cores para cozinha em 2023

Conheça as novas tendências de cores para cozinha. Dos tons clássicos e neutros aos alegres e coloridos. Descubra como usar as combinações para trazer elegância ao ambiente

A cozinha é como o coração da casa. Seja de uma comida inesquecível ou um momento em família, todas as cozinhas trazem boas memórias. Por isso, a decoração desse ambiente deve ser pensada com carinho. Afinal, esse cantinho precisa ser muito mais do que apenas funcional.  

Possibilidades é o que não faltam. Investir em uma boa decoração, pode deixar o ambiente mais convidativo e acolhedor.  Então, que tal conhecer as principais tendências de cores para cozinha em 2023?

Para tornar a cozinha ainda mais inspiradora, a Decore Certo trouxe as principais tendências de cores para a cozinha. Veja só:

Como escolher as melhores opções de cores para cozinha

Antes de escolher as cores para a cozinha, considere alguns aspectos. Entre eles, a iluminação do ambiente. Isso porque o tom das cores podem mudar conforme a quantidade de luz.

É importante pensar também na cor dos revestimentos e pisos. Assim como, móveis e objetos decorativos. Para encontrar uma combinação perfeita, considere o seu estilo: moderno com cores neutras ou vintage com cores vibrantes?  

Após definir o seu estilo na decoração, é hora de colocar a mão na massa e definir qual a cartela de cores para a cozinha da sua casa. 

Branco

Se você tem preferência por ambiente com o aspecto limpo e minimalista, o branco é clássico. O melhor de tudo é que nunca sai de moda. Para as cozinhas compactas, é uma excelente opção. Além do aspecto de limpeza, essa cor traz amplitude e iluminação ao ambiente

O branco pode ser usado com uma base para a decoração da cozinha, combinado com outras cores e estilos de decoração. Seja por detalhes coloridos, móveis em madeira natural ou objetos de decoração.  

É possível acrescentar o branco na decoração de outras formas: por pisos e revestimentos, armários, bancadas e utensílios para a cozinha. 

cozinha branca minialista

Amarelo

O amarelo é uma cor vibrante e divertida. Em tons mais claros, ele passa despercebido. Entretanto, é uma cor com muita personalidade, e traz alegria ao ambiente. Muito além das paredes, o amarelo pode ser acrescentado em detalhes como tapetes, cortinas e toalhas de mesa

Além disso, o amarelo pode ser combinado com materiais que já possuem a cor amarelo, como o granito, o vidro dos armários ou revestimentos como pastilhas e azulejos amarelos

Entretanto, por ser uma cor vibrante, é importante ter cuidado para não sobrecarregar o ambiente. Por isso, é uma opção interessante para combinar com as cores neutras como o branco, preto ou cinza.

cozinha com detalhes amarelas

Azul 

O azul é uma cor relaxante, que transforma a cozinha em um ambiente de plena serenidade. Ideal para criar uma cozinha sofisticada e elegante. Armários e bancadas em azul-petróleo ou azul-marinho, trazem mais profundidade ao ambiente. 

Para não errar na escolha, você pode escolher acessórios como louças, vasos de flores e panos de prato em tons de azul. Com certeza, a sua cozinha ganhará mais personalidade, além de se tornar um ambiente mais descontraído. 

Em excesso, o azul também pode sobrecarregar o ambiente. Sendo assim, combine com tons neutros como o branco ou cinza, para criar uma cozinha mais harmoniosa. 

cozinha azul

Verde

O verde na cozinha, pode ir além de um simples vaso de planta. Claro, a cor remete a natureza e ganha destaque em tons pastéis. Até parece ousado, entretanto, armários em verde menta, trazem frescor e equilíbrio ao ambiente. 

Se você é fã do estilo vintage com uma pegada retrô, que tal apostar em uma geladeira verde menta?  Outra opção, é apostar em uma parede verde em destaque. Além disso, é possível usar backsplashes para contrastar com armários em madeira ou brancos. Com esses detalhes, você deixa a cozinha mais alegre e descontraída. 

cozinha verde

Dicas para combinar cores na cozinha

A combinação de cores, pode deixar o ambiente com um aspecto mais original. Entretanto, para combinar cores na cozinha, é importante evitar cores muito vibrantes. Afinal, o espaço pode ficar visualmente cansativo. 

A primeira dica é considerar o círculo cromático. Nele, você combina cores complementares. As cores complementares, são as cores opostas no círculo. Assim, é possível criar um contraste interessante na sua cozinha.  

Na escolha, você deve considerar o tom das cores. Por exemplo, os tons neutros, trazem uma sensação mais tranquila e acolhedora. Já os tons vibrantes, trazem mais energia e vitalidade

É importante também escolher uma cor principal, que será usada nos armários e bancadas. Ela definirá a paleta de cores da sua cozinha. Aqui, você pode apostar nos tons neutros, como o cinza e o branco. 

Se você gostou desse artigo, leia também:

Artigo Anterior
Próximo Artigo
Marco Teixeira

Parabéns e obrigado pelo artigo, Hélio. Costumo ver excelentes referências nesse simulador, o planner5d, mas exemplos reais são até mais inspiradores. É ótimo ter essas dicas, fazer um moodboard ou um plano virtual, por exemplo, e depois pô-las em prática. Obrigado mesmo.

Marco Teixeira 18/01/2023

1 comment

Empty content. Please select category to preview

 
Carregando Ambiente Seguro