[empreendedorismo] O QUE REALMENTE UM CEO DE UMA STARTUP FAZ? – DECORE CERTO.

[empreendedorismo] O QUE REALMENTE UM CEO DE UMA STARTUP FAZ?

 

startup decore certo

 

Hélio Pereira CEO Decore Certo

  O QUE REALMENTE UM CEO DE  UMA STARTUP FAZ?

 As habilidades requeridas de um CEO de uma empresa maturada são bem diferentes das de um CEO de   uma startup. Estando nesta função  há 3 anos, hoje consigo claramente   identificar as atividades exercidas e,   principalmente, as habilidades essenciais para alcançar sucesso  nesta função.

 Quando você é CEO de uma startup não há apenas uma atividade importante, e sim, algumas que podem, definir o futuro e a sobrevivência da empresa.

Abaixo, compartilho com vocês um pouco desta experiência e da minha jornada como CEO de uma startup e o objetivo em tornar a empresa que comando cada dia mais relevante:

A. VOCÊ PRECISA ESTAR ARRECADANDO FUNDOS

Uma coisa que você percebe rapidamente é que está sempre no modo de captação de recursos quando é um CEO de uma startup. Você precisa ter seu pitch na ponta da língua porque você nunca sabe quando pode encontrar um investidor em potencial. E é melhor você estar pronto ou a oportunidade será perdida.

 E, quando você não está arrecadando dinheiro, então…

 B. VOCÊ PRECISA ESTAR RECRUTANDO

Se o trabalho fundamental como CEO de uma startup é angariar fundos, então o recrutamento tem que ser o trabalho número 1. Você está sempre procurando os melhores talentos quando é um CEO de startup. Sempre.

Mesmo quando você atingiu suas metas de contratação, ainda quer entrevistar funcionários em potencial. Por quê? Bem, isso é fácil. Porque você sempre deve abrir espaço para um novo membro da equipe que possui um potencial excepcional.

E se você não está angariando fundos ou recrutando, então…

 C. VOCÊ PRECISA ESTAR VENDENDO

Você será o melhor vendedor que a empresa provavelmente terá durante toda a vida da empresa. Você pode nunca ter vendido antes, mas isso não importa.

Você será o mais apaixonado pela sua empresa. Você entenderá o(s) produto(s) da sua empresa melhor do que qualquer outra pessoa. Você será capaz de fechar negócios mais rápido do que qualquer outra pessoa.

 A outra dinâmica interessante é que é quase impossível encontrar um ótimo VP de vendas, que você possa arcar com seu salário para uma startup em estágio inicial. Portanto, transferir o processo de vendas para outra pessoa não é uma opção realista. É por isso que você precisa estar na frente e no centro das vendas.

 Adivinha? Se você não está angariando fundos, recrutando ou vendendo, então…

 D. VOCÊ PRECISA SER UM TEAM BUILDER

Você define o tom para tudo o que acontece na sua empresa. E construir a cultura da sua empresa é uma das partes mais negligenciadas de ser um CEO de startup de sucesso.

Na verdade, a cultura da sua empresa pode ser o indicador mais crítico de sucesso para sua empresa. Acerte a cultura da sua empresa desde o primeiro dia do início das atividades e você estará pronto para a maratona de tornar sua empresa relevante, se a cultura da sua empresa estiver errada, você terá muito mais chances de falhar. Na empresa que comando o ‘See it, Say it and Fix it’ faz parte da cultura desde o primeiro dia.

Se você não está angariando fundos, recrutando, vendendo ou formando equipes, então…

 E. VOCÊ PRECISA ESTAR TREINANDO

Uma grande parte de ser um CEO de sucesso é entender a alavancagem e a capacidade de sua empresa escalar suas atividades. Você pode realizar muito mais se conseguir que sua equipe faça o que for preciso em vez de você.  Desta forma você está livre para fazer apenas as coisas que só você pode fazer e que impactam diretamente no crescimento da empresa.

Coaching, feito corretamente, é um ótimo ciclo de feedback. Você pode se reunir com sua equipe, revisar a tomada de decisões e dar orientações sobre como fazer as coisas melhor, desenvolver a capacidade do seu colaborador de tomar decisões pensando em como a empresa tomaria esta decisão.

A agradável surpresa que já vi acontecer muitas vezes é que sua equipe apresentará soluções melhores do que você.

 Se você não está angariando fundos, recrutando, vendendo, formando equipes ou treinando, você pode estar…

 F. GERENCIANDO SEUS INVESTIDORES

Nunca surpreenda seus investidores (ou seu conselho de administração) é uma das coisas mais importantes que você aprenderá sobre ser um CEO. Haverá más notícias. Isso é um dado.

 A habilidade importante para aprender é como dar as más notícias. A melhor coisa que você pode fazer é antecipar a história. Você sai à frente da história não escondendo más notícias. Em vez disso, você imediatamente conta a seus investidores as más notícias e informa aos investidores seu plano de recuperação.

 Se você não está angariando fundos, recrutando, vendendo, formando equipes, treinando ou gerenciando seus investidores, então você pode estar…

 G. GERENCIANDO SEUS FORNECEDORES OU VENDEDORES

Uma das surpresas mais desagradáveis na construção de sua empresa é que seus fornecedores, mesmo os melhores dos melhores, estragam tudo. Você precisará ficar por dentro de seus fornecedores e vendedores a cada passo de sua jornada.

Isso significa que você precisa ser muito detalhista no gerenciamento de seus fornecedores. No meu caso, isso significa escalar dentro da capacidade de recursos de software contra nossos concorrentes maiores e ter que gerenciar ativamente a qualidade do serviço oferecido.

 Se você não está levantando fundos ou recrutando ou vendendo ou formando equipes ou treinando ou gerenciando seus investidores ou gerenciando seus fornecedores ou vendedores, você está é…

 H. GERENCIANDO SEUS CLIENTES

Você precisa entender os desejos e necessidades de seus clientes, especialmente quando você está começando. Novamente, isso recai sobre você no início. Você precisa prever ativamente quanto do seu produto e serviço seus clientes desejam. E você pode ter certeza de que haverá desafios nesta atividade desde o primeiro dia.

Assim como ocorre com seus investidores, com os clientes, em alguns momentos também haverá más notícias. Isso é um dado. A forma como você irá lidar com isto será determinante para o funcionamento e sobrevivência da sua empresa. A melhor coisa que você pode fazer é tomar uma decisão rápida, não mentir para o seu cliente e posicioná-lo sobre a solução que será viabilizada. O pior cenário que você pode ter é não informar o seu cliente.  É sempre preferível dar uma notícia ruim do que não dar notícia nenhuma para o seu cliente.

Hélio Pereira - Fundador e CEO da decorecerto.com

Mais sobre o autor:

Hélio Pereira é o fundador da decorecerto.com, empresa de tecnologia voltada para soluções em design de interiores e possui 12 anos de experiência em Desenvolvimento de Novos Negócios, Gestão de Processos, Comércio Internacional e Logística.

Artigo Anterior
Próximo Artigo

0 comment. Escreva seu comentário

Empty content. Please select category to preview

 
Carregando Ambiente Seguro